Reuniões ordinárias na Câmara de Barroso retornam após recesso parlamentar



 
Nesta quinta-feira, 02 de agosto, os vereadores barrosenses retornaram à rotina das reuniões ordinárias na Câmara Municipal, após o período do recesso parlamentar de julho. A primeira sessão do mês de agosto aconteceu às 19 horas, no Plenário da Casa de Leis, sendo bastante movimentada, e contou com a participação dos parlamentares, assessores e servidores do Legislativo.
 
O barrosense Luiz Gonzaga Moreira fez uso da palavra em tribuna para tratar da proposta de um Projeto de Lei, relacionado a inauguração de obras públicas, deixando o texto para apreciação dos parlamentares. 
 
O encontro trazia uma única matéria para discussão: um requerimento de autoria da vereadora Vera Aparecida Rodrigues Pereira (Verinha), que havia entrado no final do mês de junho e que teve votação adiada devido a dois pedidos de vista. Após a abertura dos trabalhos, passou-se à discussão da Ordem do Dia.
 
 
Ordem do Dia:
 
Primeira e única discussão: Requerimento 22/2018
Objetivo: que o Legislativo realize o pagamento ao prestador Lutiane de Souza Mariano, por serviços de elaboração do projeto de combate a incêndio e pânico no Prédio dos Três Poderes, da Convenção de Condomínio.
Pedido de vistas: 02.
Votação: Aprovado por unanimidade.
 
 
Requerimentos verbais:
 
- Vera Aparecida Rodrigues Pereira (Verinha): que o Legislativo acione o Ministério Público com relação à constante mortandade de peixes no Rio das Mortes, para que sejam tomadas providências contra esse tipo de fato, investigando sobre os verdadeiros responsáveis pelos fatos, para que haja alguma ação efetiva, buscando minimizar a ocorrência de episódios como esse.
Votação do Requerimento: Aprovado por unanimidade.
 
- Vera Aparecida Rodrigues Pereira (Verinha): que o Projeto de Lei 96/2018, que cria o Conselho Municipal de Saneamento Básico e o Fundo Municipal de Saneamento Básico e dá outras providências, fizesse parte da Ordem do Dia da presente reunião. 
Votação do Requerimento: Pedido de vistas, do Vereador Leone Nascimento. 
 
- Baldonedo Arthur Napoleão: que fossem incluídos na Ordem do Dia da próxima sessão ordinária os Projetos de Lei de números 01/2018 e 02/2018, ambos relacionados à questão do coprocessamento.
Votação do Requerimento: Aprovado por unanimidade.
 
- Baldonedo Arthur Napoleão: que a equipe da Emater seja convidada a fazer uma exposição sobre o Plano Safra para o Legislativo, além de fazer, também, o convite aos produtores rurais.
Votação do Requerimento: Aprovado por unanimidade.
 
- Baldonedo Arthur Napoleão: que o Legislativo envie cumprimentos ao Prefeito Reinaldo Fonseca e à Secretária de Desenvolvimento Social Ariane Figueiredo pelo primeiro aniversário da Feira Livre da Agricultura Familiar e Economia Solidária do município.
Votação do Requerimento: Pedido de vistas, do Vereador Marco Antônio da Silva (Kiko do Bedeschi).
 
- Baldonedo Arthur Napoleão: que o Legislativo envie cumprimentos ao Prefeito Reinaldo Fonseca e à Secretária de Desenvolvimento Social Ariane Figueiredo pela criação do projeto que oferece um cursinho intensivo pré-Enem gratuito aos estudantes carentes do município.
Votação do Requerimento: Aprovado por unanimidade.
 
- Baldonedo Arthur Napoleão: que o Legislativo envie cumprimentos aos atletas e comissão técnica da equipe de vôlei de Barroso, pelo 2º lugar na etapa regional dos Jogos do Interior de Minas Gerais (JIMI), disputados em Cataguases.
Votação do Requerimento: Aprovado por unanimidade.
 
- João Campos (Golô): que o Legislativo envie cumprimentos ao jovem Alex Moreira e demais voluntários pela criação do cursinho pré-Enem gratuito às pessoas carentes do município.
Votação do Requerimento: Aprovado por unanimidade.
 
 
Na sequência, uso da palavra livre com manifestações dos vereadores: Állan Campos, Vera Aparecida Rodrigues Pereira (Verinha), Leone Wagner do Nascimento, João Campos (Golô), Baldonedo Arthur Napoleão, Marco Antônio da Silva (Kiko do Bedeschi) e Eduardo Ferreira Pinto. 
 

 
Próxima reunião:
2ª feira, 06 de agosto de 2018, às 19 horas
 
Ordem do Dia:
 
Requerimento verbal: que o Projeto de Lei 96/2018
Objetivo: Cria o Conselho Municipal de Saneamento Básico e o Fundo Municipal de Saneamento Básico e dá outras providências, faça parte da Ordem do Dia. 
Pedido de vistas: 01
 
Requerimento verbal
Objetivo: que o Legislativo envie cumprimentos ao Prefeito Reinaldo Fonseca e à Secretária de Desenvolvimento Social Ariane Figueiredo pelo primeiro aniversário da Feira Livre da Agricultura Familiar e Economia Solidária do município.
Pedido de vistas: 01.
 
Projetos de Lei de números 01/2018 e 02/2018, ambos relacionados à questão do coprocessamento.
Pedido de vistas: nenhum.
 

 
As reuniões acontecem no plenário da Câmara Municipal de Barroso, situado no Prédio dos Três Poderes, à Praça Sant’Ana, 120, 3º andar, no centro da cidade, sendo abertas à população. As referidas sessões são também transmitidas pela internet, através da Rádio Câmara e TV Câmara, no site www.camarabarroso.mg.gov.br. Além disso, a Câmara reprisa a íntegra das reuniões em sua página oficial no Facebook: www.facebook.com/camaradebarroso.