Câmara de Barroso promoveu sessão solene comemorando o Dia da Consciência Negra



 
Na noite desta segunda-feira, 20 de novembro, a Câmara Municipal de Barroso promoveu sua quinta sessão solene do ano, desta vez alusiva ao Dia da Consciência Negra. O evento, com início às 20h30min, recebeu um grande público, que lotou as dependências do Plenário em uma cerimônia de muita celebração, apresentações e homenagens. 
 
Além dos vereadores, a iniciativa contou com a presença de representantes do Grupo da Igualdade Racial de Barroso (GIRB), autoridades municipais, grupos ligados ao movimento negro e muitos convidados. O ex-Presidente da Câmara de Barroso, Vanilton Antônio de Barros, autor do projeto que criou oficialmente a solenidade em 2007, foi o orador oficial do Legislativo. Também fizeram uso da palavra a professora e historiadora Roseli dos Santos, que falou em nome do GIRB, o Prefeito Reinaldo Fonseca, além dos representantes do GIRB, Maria das Graças Vicente de Oliveira e Rômulo André Araújo Melo.
 
Por indicação da Vereadora Vera Aparecida Rodrigues Pereira (Verinha), a Câmara de Barroso concedeu voto de congratulação à senhora Elza Maria Gonçalves de Oliveira, pelo destaque na promoção de atividades culturais e esportivas, além de projetos de cunho social para as crianças do bairro da Praia. Outras diversas personalidades também foram homenageadas pelo GIRB.
 
Para abrilhantar a cerimônia, foram registradas apresentações de capoeira, congada, hip hop e também de um grupo de músicos que entoaram o Hino da Negritude. Na solenidade foram divulgados os vencedores da enquete virtual que definiu os nomes da Miss e do Mister Beleza Negra Regional 2017, com organização da WS Produções. Os vencedores foram os barrosenses Ana Carolina Martins e Lauro Patrick.
 
O Presidente da Câmara, Vereador Baldonedo Arthur Napoleão, encerrou a sessão solene, discursando para os presentes. Ao término da reunião, foi servido um café aos convidados, contando com a apresentação do grupo de samba Moleque Atrevido. A cerimônia foi, também, transmitida ao vivo pela WebTV Câmara e sua reprise permanece disponível na página oficial dado Legislativo no Facebook.
 
Em Barroso, o Dia da Consciência Negra foi instituído pela Lei 1.853/2001, projeto de autoria do ex-Vereador César Murilo de Melo. Além disso, a Câmara aprovou, há uma década, o Projeto de Decreto Legislativo nº 64/2007, de autoria do ex-Vereador Vanilton Antônio de Barros, o qual se converteu em Decreto Legislativo nº 483/2007, que instituía a realização oficial desta sessão solene, por ocasião da semana de Zumbi dos Palmares, objetivando prestar um tributo a Zumbi e consolidar os ideais libertários e de valorização da cultura e da tradição afro-brasileira. 
 
Neste ano, a Câmara Municipal de Barroso já realizou as sessões solenes do Dia Internacional da Mulher, da Inconfidência Mineira, do centenário de nascimento do Cônego Luiz Giarola Carlos e da Reforma Protestante e Dia do Evangélico. A próxima solenidade será a que celebra os 64 anos de emancipação político-administrativa de Barroso, data ocorrida em 12 de dezembro de 1953. A divulgação oficial da sessão deverá ocorrer já nos próximos dias.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Confira ao álbum completo com as fotos do evento em nossa página no Facebook, acessando este link.