Consciência Negra será celebrada na Câmara de Barroso na segunda-feira, dia 20



 
A Câmara Municipal de Barroso realizará, na noite de segunda-feira, 20 de novembro, uma nova sessão solene, quando celebrará a Consciência Negra. O evento acontece a partir das 20h30min, após o término da reunião ordinária. A iniciativa relembra a importância de se refletir sobre a posição dos negros na sociedade. 
 
Para a solenidade, estão sendo preparadas diversas apresentações de canto e dança, capoeira e congada, além da entrega de honrarias a personalidades vinculadas ao movimento afro em Barroso. Grupos de Barroso e região já confirmaram presença na sessão, que é aberta a toda a comunidade.
 
Em Barroso, o Dia da Consciência Negra foi instituído pela Lei 1.853/2001, projeto de autoria do ex-Vereador César Murilo de Melo. Além disso, a Câmara aprovou, há uma década, o Projeto de Decreto Legislativo nº 64/2007, de autoria do ex-Vereador Vanilton Antônio de Barros, o qual se converteu em Decreto Legislativo nº 483/2007, que instituía a realização oficial desta sessão solene, por ocasião da semana de Zumbi dos Palmares, objetivando prestar um tributo a Zumbi e consolidar os ideais libertários e de valorização da cultura e da tradição afro-brasileira. 
 
Neste ano, a Câmara Municipal de Barroso já realizou as sessões solenes do Dia Internacional da Mulher, da Inconfidência Mineira, do centenário de nascimento do Cônego Luiz Giarola Carlos e da Reforma Protestante e Dia do Evangélico. A cerimônia do próximo dia 20 será, também, transmitida ao vivo através da TV Câmara, no site www.camarabarroso.mg.gov.br.
 
 
Serviço:
 
SESSÃO SOLENE ALUSIVA À CONSCIÊNCIA NEGRA
Data: 20 de novembro de 2017 (2ª feira)
Horário: 20h30min
Local: Plenário da Câmara Municipal de Barroso
Endereço: Palácio dos Três Poderes – Praça Sant’Ana, nº 120 – 4ª andar – Centro