Após recesso do 7 de Setembro, Câmara de Barroso retorna com reuniões



 
No início da noite desta segunda-feira, 11 de setembro, a Câmara Municipal de Barroso voltou a realizar suas reuniões, após o recesso do feriado nacional de 7 de Setembro. Às 18h30min aconteceu a reunião mista das comissões, que é promovida sempre nas segundas-feiras. Na sequência, foi a vez dos vereadores participarem da reunião ordinária.
 
A Ordem do Dia da sessão trazia a votação de projetos e requerimentos. Contando com a presença de todos os vereadores, a reunião foi aberta pelo presidente da Casa de Leis, o Vereador Baldonedo Arthur Napoleão. O Presidente da Associação Comunitária dos Moradores do Bairro São José, Claudinei Silva, fez uso da tribuna e falou aos vereadores sobre questões relacionadas à entidade. Em seguida, foi dado início às discussões da pauta.
 
 
Ordem do Dia:
 
- Em primeira discussão para votação o Projeto de Lei nº 16/2017, que cria o Portal da Transparência das entidades de Barroso e dá outras providências (uma vista). No ato das discussões, o Vereador Állan Campos solicitou novo  pedido de vistas do projeto.
 
- Em primeira discussão para votação o Projeto de Lei nº 18/2017, que dá denominação de Sala Mineira do Empreendedor Geraldo Ferreira da Silva, a ser instalada no Prédio da Prefeitura Municipal (uma vista). Colocado para votação, o projeto recebeu novo pedido de vistas do Vereador Anderson de Paula.
 
- Em discussão o requerimento verbal da Vereadora Vera Aparecida Rodrigues Pereira (Verinha), requerendo que os Projeto de Lei nº 38/2017 (que autoriza a cooperação entre o município de Barroso e a Codemig, em consonância com o artigo 241 da Constituição da República Federativa do Brasil, para fins de planejamento e administração do Distrito Industrial e dá outras providências) e nº 39/2017 (que autoriza o Poder Executivo a conceder remissão total, bem como isenção de créditos tributários do município correspondente a eventuais dívidas da Codemig relativas a impostos, taxas e contribuições e seus acessórios, incidentes sobre terrenos integrantes do Distrito Industrial de Barroso) sejam dispensados dos pareceres jurídico e das comissões e façam parte da ordem do dia, em regime de urgência simples (uma vista). Aprovado por unanimidade. Sendo colocado em discussão, os projetos foram, também, aprovados por todos os legisladores.
 
- Em discussão para votação o requerimento verbal do Vereador Állan Campos, requerendo que o Projeto de Lei nº 19/2017, que autoriza o Executivo a doar área de terra à Associação de Moradores do bairro São José e dá outras providências, seja dispensado dos pareceres jurídico e das comissões e faça parte da ordem do dia, em regime de urgência simples (uma vista). Colocado em discussão, o requerimento recebeu novo pedido de vistas, do Vereador Anderson de Paula.
 
 
Requerimentos verbais:
 
- Vereador Állan Campos: que o Projeto de Lei nº 44/2017, que autoriza a suplementação da subvenção social da Apae Barroso, autorizada pela Lei nº 2.699/216, e dá outras providências fizesse parte da Ordem do Dia da reunião. Colocado em discussão, o requerimento recebeu pedido de vistas, do Vereador Anderson de Paula.
 
- Vereadora Verinha: que o Projeto de Lei nº 45/2017, que autoriza empenho e pagamento de despesa de exercício anterior e dá outras providências fizesse parte da Ordem do Dia da reunião. Aprovado por unanimidade. Colocado o projeto em discussão, o mesmo foi também aprovado por todos os legisladores.
 
- Vereador Állan Campos: que o Legislativo envie cumprimentos à equipe de vôlei de Barroso pela conquista da etapa regional dos Jogos do Interior de Minas Gerais (JIMI), realizados no fim de semana em São João del-Rei. Aprovado por unanimidade.
 
 
Após as votações e requerimentos, passou-se ao uso da palavra livre, quando os parlamentares tiveram a oportunidade de manifestação sobre temáticas pertinentes à vida e aos interesses da comunidade barrosense. Por fim, não havendo outros assuntos a tratar, o Presidente da Câmara deu por encerrado os trabalhos, convocando os demais vereadores para a reunião da próxima quinta-feira, 14 de setembro, às 19 horas.
 
As reuniões acontecem no plenário da Câmara Municipal de Barroso, situado no Prédio dos Três Poderes, à Praça Sant’Ana, 120, 4º andar, no centro da cidade, sendo abertas à população. As referidas sessões são também transmitidas pela internet, através da Rádio Câmara e TV Câmara, no site www.camarabarroso.mg.gov.br. Além disso, a Câmara transmite a reprise das reuniões diariamente, a partir das 14 horas, também em seu site oficial, e disponibiliza o conteúdo das transmissões em sua página oficial no Facebook: www.facebook.com/camaradebarroso.