Câmara de Barroso realiza sua primeira reunião ordinária de setembro



 
Nesta segunda-feira, dia 04 de setembro, os vereadores barrosenses participaram da primeira reunião ordinária do mês, realizada às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal. O encontro contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Sidney Trindade Campos, que atendeu ao convite da Vereadora Vera Aparecida Rodrigues Pereira (Verinha) para, fazendo uso da tribuna, esclarecer pontos pertinentes a projetos a serem votados pelo Legislativo.
 
Antes da sessão ordinária, seguindo o que foi aprovado recentemente, a reunião mista das comissões aconteceu às 18 horas, quando foram discutidas pautas importantes para agilizar as atividades parlamentares. Já na reunião ordinária, sendo realizada sua abertura pelo Presidente da Casa, Vereador Baldonedo Arthur Napoleão, houve a leitura das correspondências, explanações do Secretário Municipal e, então, passou-se à Ordem do Dia, conforme detalhado:
 
- Em primeira discussão para votação o Projeto de Lei nº 16/2017, que cria o Portal da Transparência das entidades de Barroso e dá outras providências. No ato das discussões, o Vereador Anderson de Paula solicitou vistas do projeto.
 
- Em primeira discussão para votação o Projeto de Lei nº 18/2017, que dá denominação de Sala Mineira do Empreendedor Geraldo Ferreira da Silva, a ser instalada no Prédio da Prefeitura Municipal. Colocado para votação, o projeto recebeu pedido de vistas da Vereadora Verinha.
 
- Em discussão para votação o Requerimento nº 042/2017, requerendo que o Executivo solicite da Empresa EMATER a contratação de mais um extensionista, para atender as demandas do município de Barroso, preferencialmente na área de laticínios. Aprovado por unanimidade.
 
- Em discussão para votação o Requerimento nº 43/2017, de autoria da Bancada de Oposição, solicitando informações sobre a funcionária Maria Cristina Vale Alves, além da relação dos demais funcionários lotados na biblioteca e a qual secretaria pertencem. Aprovado por unanimidade.
 
- Em discussão para votação o Requerimento nº 44/2017, de autoria da Bancada de Oposição, requerendo que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social informe sobre a ajuda concedida ao Sr. Ramiro Fraga e sua esposa, além da relação das famílias atendidas de janeiro de 2017 até a presente data. Aprovado por unanimidade.
 
 
Requerimentos verbais:
 
- Vereador Állan Campos: que o Projeto de Lei nº 19/2017, que autoriza o Executivo a doar área de terra à Associação de Moradores do bairro São José e dá outras providências, fosse dispensado dos pareceres jurídico e das comissões e fizesse parte da ordem do dia da presente reunião, em regime de urgência simples. No ato das discussões, o Vereador Anderson de Paula solicitou pedido de vistas.
 
- Vereadora Verinha: que os Projetos de Leis de números 038/2017 e 039/2017, relacionados à Codemig e ao Distrito Industrial, fossem dispensados dos pareceres jurídico e das comissões e fizessem parte da ordem do dia da reunião, em regime de urgência simples. Colocado em discussão, o requerimento recebeu pedido de vistas, do Vereador Anderson de Paula.
 
- Vereador Giovanni Graçano: que o Legislativo encaminhe cumprimentos ao senhor Danilo César Medeiros da Cunho, presidente da Associação Barrosense de Orquidofilia, pela realização da 1ª Exposição Nacional de Orquídeas, promovida em Barroso no último fim de semana. Aprovado por unanimidade.
 
- Vereador Giovanni Graçano: que Legislativo envie ofício ao Prefeito Reinaldo Fonseca, solicitando que seja estudado, junto ao órgão competente e técnicos ambientais, sobre o possível corte das árvores plantas no passeio do Cemitério Santa Maria, pois as mesmas estão causando transtornos aos moradores e pedestres que transitam pelo passeio, além do fato de, debaixo de suas raízes, vir se tornado um criatório de escorpiões. Colocado para votação, foi aprovado por seis votos a favor e uma abstenção, do Vereador Eduardo Pinto.
 
- Vereadora Verinha: que o Legislativo envie cumprimentos às Secretarias Municipais de Turismo e Cultura e de Desenvolvimento Econômico; ao Sr. Wagner, da empresa GNF; aos integrantes do Barroso Off Road, pela realização do 13º Encontro de Veículos Antigos, realizado em Barroso no último domingo. E à Banda de Música Municipal de Barroso, que abrilhantou os eventos de final de semana. Aprovado por unanimidade.
 
 
Passados os trâmites de discussão e votação, os vereadores tiveram a oportunidade do uso da palavra livre, quando se manifestaram sobre questões diversas, relacionadas ao município e à população. Na sequência, sem mais assuntos a tratar, o Presidente da Câmara encerrou os trabalhos e convocou os colegas parlamentares para a reunião da próxima segunda-feira, 11 de setembro, às 19 horas, uma vez que na quinta-feira (07), é feriado da Independência do Brasil e, portanto, não será realizada sessão ordinária. A pauta do dia para a próxima segunda-feira será a discussão dos projetos de lei de números 16/2017 e 18/2017 (uma vista), o requerimento verbal da Vereadora Verinha sobre os Projetos de Lei de números 038/2017 e 039/2017 (uma vista) e o requerimento verbal do Vereador Állan Campos acerca do Projeto de Lei nº 019/2017 (uma vista).
 
As reuniões acontecem no plenário da Câmara Municipal de Barroso, situado no Prédio dos Três Poderes, à Praça Sant’Ana, 120, 4º andar, no centro da cidade, sendo abertas à população. As referidas sessões são também transmitidas pela internet, através da Rádio Câmara e TV Câmara, no site www.camarabarroso.mg.gov.br. Além disso, a Câmara transmite a reprise das reuniões diariamente, a partir das 14 horas, também em seu site oficial, e disponibiliza o conteúdo das transmissões em sua página oficial no Facebook: www.facebook.com/camaradebarroso.