Com cidadãos fazendo uso da palavra, Câmara promoveu última reunião ordinária de agosto



 
Na noite desta quinta-feira, 31 de agosto, a Câmara Municipal de Barroso promoveu sua última sessão do mês de agosto, com diversas pautas a serem discutidas, além da participação de dois populares, que solicitaram o uso da tribuna para se manifestarem. A Ordem do Dia do encontro trazia a discussão de um projeto de resolução, de um requerimento e a segunda votação de dois projetos de lei.
 
Além dos parlamentares, também prestigiaram a sessão os assessores, servidores do Legislativo e pessoas da comunidade. Após a abertura dos trabalhos, foi dada a palavra ao ex-Vereador Antônio Maria Claret de Souza (Tonho), que falou sobre o Prêmio Jovem Legislador, bem como ao senhor João Luiz Aparecida Silva, que se pronunciou aos vereadores sobre questões pertinentes à Associação de Moradores do Bairro São José. Em seguida, passou-se à discussão da Ordem do Dia:
 
- Em segunda discussão para votação o Projeto de Lei nº 37/2017, que cria a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) do município de Barroso e dá outras providências. Colocado em discussão, o mesmo foi aprovado por unanimidade.
 
- Em segunda discussão para votação o Projeto de Lei nº 17/2017, que acrescenta o Inciso IV e o Parágrafo Único à Lei nº 1017 de 07/09/1983, que altera o brasão do Município de Barroso. Também sendo colocado para discussão, o projeto recebeu o voto favorável de todos os vereadores.
 
- Em primeira e única discussão para votação o Projeto de Resolução nº 13/2017, que cria o Prêmio Jovem Legislador (duas vistas). Antes de ser colocado em discussão, o projeto foi retirado pelo autor, o Presidente Baldonedo Arthur Napoleão.
 
- Em discussão para votação o requerimento verbal da Vereadora Vera Aparecida Rodrigues Pereira (Verinha), solicitando que os Projetos de Lei nº 38/2017 (que autoriza a cooperação entre o município de Barroso e a Codemig, em consonância com o artigo 241 da Constituição da República Federativa do Brasil, para fins de planejamento e administração do Distrito Industrial e dá outras providências) e nº 39/2017 (que autoriza o Poder Executivo a conceder remissão total, bem como isenção de créditos tributários do município correspondente a eventuais dívidas da Codemig relativas a impostos, taxas e contribuições e seus acessórios, incidentes sobre terrenos integrantes do Distrito Industrial de Barroso) façam parte da Ordem do Dia (uma vista). A autora solicitou a retirada do requerimento.
 
 
Requerimentos verbais:
 
- Állan Campos: que o Projeto de Lei nº 40/2017, que autoriza suplementação da subvenção social para o Instituto Nossa Senhora do Carmo – Divisão Hospitalar, autorizada pela Lei nº 2.699, de 22 de dezembro de 2016, e dá outras providências, fizesse parte da Ordem do Dia, em regime de urgência simples. Aprovado por unanimidade. Sendo colocado o projeto em discussão, o mesmo foi também aprovado por todos os vereadores.
 
- Vereadora Vera Aparecida Rodrigues Pereira (Verinha): que os Projetos de Lei de números 37/2017 e 17/2017 passassem pela terceira votação, em reunião extraordinária. Aprovado por unanimidade (NOTA: ao término da sessão ordinária, foi realizada a reunião extraordinária, que aprovou os referidos projetos).
 
 
Ao término das votações e apresentação dos requerimentos verbais, foi a vez dos próprios legisladores também fazerem uso da palavra livre, pontuando diversos assuntos relacionados ao município. Nada mais havendo a tratar, o Presidente da Câmara encerrou os trabalhos e convocou os demais parlamentares para a reunião ordinária da próxima segunda-feira, 04 de setembro, às 19 horas, tendo como matéria para a Ordem do Dia os projetos de lei de números 16/2017 e 18/2017.
 
As reuniões acontecem no plenário da Câmara Municipal de Barroso, situado no Prédio dos Três Poderes, à Praça Sant’Ana, 120, 4º andar, no centro da cidade, sendo abertas à população. As referidas sessões são também transmitidas pela internet, através da Rádio Câmara e TV Câmara, no site www.camarabarroso.mg.gov.br. Além disso, a Câmara transmite a reprise das reuniões diariamente, a partir das 14 horas, também em seu site oficial, e disponibiliza o conteúdo das transmissões em sua página oficial no Facebook: https://www.facebook.com/camaradebarroso.