Cônego Luiz foi homenageado em bela sessão solene na Câmara de Barroso



 
Na noite desta sexta-feira, 30 de junho, a Câmara Municipal de Barroso realizou a sessão solene em comemoração ao centenário de nascimento do Cônego Luiz Giarola Carlos, ocorrido no último dia 16 de maio. Na cerimônia, promovida na sede do Legislativo, a presença dos vereadores, além de autoridades, sacerdotes, familiares do homenageado e um grande público, que tomou as dependências do plenário. A solenidade foi transmitida ao vivo para todo o mundo através da WebTV Câmara. 
 
A Banda de Música Municipal de Barroso deu as boas-vindas a todos os presentes, executando diversas músicas e também os hinos Nacional e de Sant’Ana. Além da banda, o Coral Paroquial "Maria de Lourdes de Melo" também se apresentou e emocionou a todos. Diversas personalidades fizeram o uso da palavra: o ex-Vereador Antônio Maria Claret de Souza, que falou sobre o trabalho do Cônego Luiz junto ao Instituto Nossa Senhora do Carmo; o Prefeito de Barroso, Reinaldo Fonseca; o Padre Fábio José Damasceno, da Paróquia de Sant’Ana, representando a comunidade católica do município; o sobrinho e afilhado de Cônego Luiz, Lélis José Carlos; e também o Presidente da Câmara, Vereador Baldonedo Arthur Napoleão.
 
A irmã do sacerdote homenageado, Maria Beatriz Carlos Gonçalves, recebeu em memória do Cônego Luiz a Comenda do Mérito Legislativo “Vereador Mário Braz de Souza”, a mais alta condecoração da Câmara de Barroso. Emocionada, ela agradeceu ao Legislativo e aos barrosenses pelo carinho constante com a figura do padre. “Foi tudo maravilhoso. Sou eternamente grata a todo o povo de Barroso. Agradeço por tudo o que fizeram pelo meu irmão. Lá no Céu ele há de ficar muito feliz por tudo o que fazem por ele. A ausência dele dá um aperto muito grande no coração. É uma alegria receber essas homenagens, mas a dor e as saudades dele nos marcam”, afirmou.
 
O Padre Geraldo Magela, filho de Barroso e um dos discípulos do Cônego Luiz, falou da influência do sacerdote homenageado em sua vida e em sua formação. “Isso me lembra meu tempo de coroinha. Fiquei emocionado com a cerimônia. Ele era uma presença marcante na vida da gente. O que somos hoje, com muito do Cônego Giarola. Mesmo os padres de Barroso que não conviveram com ele, através de nos tem essa referência. Ele, além de um sacerdote, foi um homem público. E o fez pela sua fé, não por nenhum tipo de ideologia. Foi por Jesus que ele se constitui nessa figura tão importante para Barroso”, destacou o religioso, que se considera, com orgulho, um os frutos do trabalho do sacerdote homenageado.
 
A sessão solene foi criada através do Projeto de Resolução nº 08/2017, de autoria do presidente do Legislativo, Vereador Baldonedo Arthur Napoleão. Com grande atuação no município, Cônego Luiz teve seu centenário de nascimento registrado no dia 16 de maio deste ano, fato lembrado também em celebração especial na matriz de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Jardim Bandeirantes, onde se encontram os restos mortais do religioso, falecido em 04 de novembro de 1988.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Acesse o álbum completo de fotos em nossa fanpage no Facebook:
https://www.facebook.com/pg/camaradebarroso/photos/?tab=album&album_id=646836918848760
 
 
Assista pelo Facebook, na íntegra, a reprise de nossa transmissão online, feita ao vivo pela WebTV Câmara: